Comissão Científica

Jean Louis Belot • IMAmt – Coordenação Geral

É pesquisador do IMAmt, responsável pelo programa de “Melhoramento genético do algodoeiro”, com enfoque na qualidade da fibra e resistência a doenças e nematoides.
Engenheiro agrônomo, mestre e doutor-engenheiro em agronomia pela ENSA Montpellier, França.
Atuou como coordenador geral da Comissão Científica do CBA nos anos de 2013 e 2019. Coordenou diversos workshop técnicos e é editor técnico de várias publicações do IMAmt. Foi co- obtentor de variedades de algodão no Paraguai e no Brasil. Melhorista algodão no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) de 1984 até 2008, com atuação na África e América Latina. Foi coordenador da equipe de pesquisa algodão do Cirad no Cone Sul Americano e do programa algodão da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), e chefe da unidade de pesquisa UR10 do Cirad.

Alexandre Schenkel • AMPA

Vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), está desde 1989 em Mato Grosso, onde cultiva algodão, soja, milho e feijão na região de Campo Verde (a 120 km de Cuiabá).
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi presidente da Cooperativa dos Produtores de Campo Verde (Cooperverde) e participa ativamente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) desde que iniciou sua atividade na lavoura. Atuou como presidente da Ampa, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e do Instituto Algodão Social (IAS) na gestão 2017/2019; 1º secretário da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

Ana Luiza Borin • Embrapa-Goiânia

É pesquisadora e supervisora de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Algodão na região do cerrado. Atua em projetos de pesquisa com financiamento público e privado com foco em adubação de sistemas de produção de grãos e fibra, melhoria na eficiência de uso do nitrogênio, ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura e manejo do solo.
Graduada em Agronomia, possui mestrado e doutorado em Ciência do Solo com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.
Participa de conselhos, comitês da Embrapa e de outras instituições de pesquisa e da câmara setorial de algodão. Tem experiência na organização de eventos técnicos-científicos, na coordenação de salas temáticas e como palestrante em dias de campo, simpósios e congressos.

Carlos Moresco • AGOPA

Técnico em agropecuária, atua como produtor rural na região de Luziânia e Cristalina desde 2007.
Trabalhou durante 10 anos na SLC agrícola nas áreas de coordenação de lavouras, coordenação administrativa e pesquisa (Projeto de Agricultura de Precisão) e por 2 anos e meio na empresa Sementes Produtiva na área de planejamento agrícola, comercialização de sementes, comercialização de algodão e compra de insumos agrícolas. Fez parte do Conselho Fiscal Cooperfarms. Atuou como Secretário na AGOPA na gestão 2014 a 2016 e exerceu o cargo de Presidente na gestão 2017 a 2018 e 2019 a 2020. Foi Presidente do IGA entre 2017 a 2018 e 2019 a 2020 e Presidente da Fundação Goiás na gestão 2018 a 2020

Celito Breda • ABAPA

Diretor da Abapa, é Engenheiro Agrônomo pela UPF.
Membro do GTMR – Grupo Técnico de manejo de resistência do Mapa.
Realiza trabalhos de Consultoria Agrícola desde 1992 e pesquisas agrícolas desde o ano de 2005 com a Círculo Verde Assessoria Agronômica & pesquisa da qual é sócio proprietário, além de sócio proprietário da CPM Agrícola, desde 2000, com produção na Bahia e Piauí.

Eduardo Moreira Barros • IGA – Montividiu-GO

Pesquisador no Instituto Goiano de Agricultura (IGA), responsável pela área de Proteção de Plantas.
Tecnólogo em Produção de Grãos (IF Goiano), possui doutorado e mestrado em Entomologia Agrícola (UFRPE). Tem experiência nas áreas de entomologia agrícola, manejo integrado de pragas do algodoeiro, controle químico e biológico de pragas e doenças, manejo fitossanitário de grandes culturas.
Foi pesquisador na área de Entomologia no Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), trabalhou na área de Desenvolvimento Técnico de Mercado na Syngenta Proteção de Cultivos.

Fábio Echer • UNOESTE- SP

Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (2017-2020) da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente-SP, onde lidera o Grupo de Estudos do Algodão (GEA). Membro da associação internacional de pesquisadores do algodão (ICRA).
Graduado em Agronomia pela Unemat, mestrado em Agronomia pela Unoeste, doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Unesp com doutorado Sanduíche na Universidade do Arkansas- Estados Unidos. Pós-Doutor em Agronomia (Agricultura) pela Unesp.
Orientou 28 trabalhos de conclusão de curso; 13 alunos de iniciação científica e 4 mestrados. Publicou 30 artigos científicos, 3 livros, 4 capítulos de livros e mais de 100 trabalhos em eventos científicos. Fundou a plataforma de aplicativos Cotton Apps.

Fernando Lamas • Embrapa Agropecuária Dourados

Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, desenvolve trabalhos com a cultura do algodoeiro nas áreas de sistema plantio direto, sistemas integrados, gerenciamento do crescimento.
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa onde também fez o curso de mestrado em Fitotecnia. Doutor em Agronomia, Produção Vegetal, pela UNESP Jaboticabal.
Já exerceu os cargos de Chefe Adjunto de P&D e de Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados, MS. Foi Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar de fevereiro de 2015 a março de 2017.

Márcio de Souza • IMAmt

Atualmente no Instituto Mato-Grossense do Algodão- IMAmt- como Coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias.
Engenheiro Agrônomo formado em 1992 pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, em Bandeirantes – Paraná.
Trabalhou com Algodão na região Norte do Paraná e, a partir do ano 1994, participou da introdução e do desenvolvimento de tecnologias na cultura do algodão em diversas regiões do Cerrado do Mato Grosso, através de empresas especializadas como Plajemat, Fundação MT, Guerra Consultoria, Cotton-MT, Grupo Torre, Cantagalo General Grains, Girassol Agrícola e membro do Grupo Brasileiro de Consultores de Algodão- GBCA.

Odilon Reny Ribeiro Ferreira Silva • Embrapa Algodão

Pesquisador da Embrapa Algodão desde 1979, atuando em Mecanização Agrícola na Embrapa. Atualmente ocupa o cargo de Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão.
Graduado em Engenharia Agrícola pela UFPel, RS, mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV, MG e doutorado pela Universidade Politécnica de Madri, Espanha.
Liderou vários projetos de pesquisa. Tem vários capítulos de livros publicados. Orientou teses de alunos de doutorado da UFPB e UFCG. Participou na organização de vários Congressos, entre eles o do Algodão e da Mamona. Possui vários trabalhos publicados em revistas indexadas.

Rafael Major Pitta • Embrapa Sinop

Pesquisador, desde 2010, em entomologia na EMBRAPA Agrossilvipastoril – MT com ênfase em controle estratégico de insetos praga em sistemas produtivos e manejo da resistência
de insetos à inseticidas. É membro do Portfólio que prioriza os estudos em Sanidade Vegetal da Embrapa.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista, mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo/ESALQ.
Ministra a disciplina de Manejo Integrado de Pragas no curso de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso. É editor chefe do periódico Entomological Communications e Editor associado do periódico Neotropical Entomology.

Táimon Semler • Fundação MT

Pesquisador da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária do Estado de Mato Grosso- Fundação MT na área de solos e sistemas de produção, onde também lidera o setor de fitotecnia. Conduz trabalhos com ênfase em nutrição, manejo do solo e interação genótipo-ambiente para os cultivos de soja, algodão e milho.
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2014).
Além dos trabalhos de pesquisa, atua junto a produtores no planejamento e acompanhamento de lavouras comerciais para implementação prática dos resultados gerados pela instituição.

X