Simbiose Agro lançará duas tecnologias disruptivas no 14º Congresso Brasileiro do Algodão
O 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA) será o cenário escolhido pela empresa Simbiose Agro para lançar um dos produtos mais esperados pelo produtor brasileiro de algodão: o primeiro defensivo biológico com formulação OD, para dispersão em óleo, posicionado para controle da mais relevante praga da cotonicultura brasileira, o bicudo-do-algodoeiro. Trata-se do FlyControl, um inseticida microbiológico que ainda é registrado para outros cinco inimigos da lavoura da fibra. O 14º CBA é realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e, em 2024, acontece entre os dias 03 e 05 de setembro, em Fortaleza/ CE.
Esta é a terceira vez que a Simbiose Agro participa como patrocinadora do evento, e já chega com grande expectativa, como explica o gerente de Marketing Estratégico e Culturas, Luiz Abrão.
“O FlyControl é o primeiro produto biológico com registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o bicudo, além de ter também na bula a recomendação para quatro alvos adicionais que ocorrem na cultura do algodão: mosca branca, percevejo, tripes e ácaro e o produtor interessado já pode contar com o produto no mercado”, diz. “Acredito que a receptividade será muito boa. Isso porque, há um movimento de estímulo ao uso de produtos biológicos em diversas culturas e não tem sido diferente no algodão”, enfatiza Abrão.
De acordo com a empresa, o FlyControl é um inseticida microbiológico e sua efetividade de controle do bicudo e de outras pragas de difícil controle está relacionada à combinação de uma cepa exclusiva e uma formulação moderna, que permitem ampla compatibilidade com manejos já adotados pelo produtor e ainda reduz a perda de ativo no ambiente após a aplicação. O ingrediente ativo do FlyControl tem a capacidade de levar o inseto à morte, causando nele uma doença, por isso é conhecido como um fungo entomopatogênico.
“Essa ‘doença’ tem seu início no contato do inseticida com o inseto, e, posteriormente, ocorre o processo de infecção, que reduz a alimentação e movimentação da praga, levando-a à morte. A partir disso, o FlyControl, no cadáver do inseto, passa por uma fase de esporulação/multiplicação natural, aumentando o período de proteção entre as aplicações”, explica o Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Ivan Carlos Zorzzi.
Mancha-alvo
Além do FlyControl, a Simbiose lançará o FrontierControl para o alvo Corynespora cassiicola (mancha-alvo), doença que tem incidido fortemente nas lavouras de algodão da Bahia e de Mato Grosso. “Já temos amplo conhecimento acerca da eficácia do FrontierControl, e o produtor já validou a tecnologia na soja e milho, pois o lançamos para alvos dessas culturas na safra passada, e obtivemos excelentes resultados de retorno sobre investimento”, diz Zorzzi.
A Simbiose Agro entende a importância do Congresso Brasileiro do Algodão para a cotonicultura brasileira, e afirma que o evento se tornou uma referência para toda a cadeia produtiva. “O CBA é o momento no qual podemos encontrar produtores, pesquisadores e influenciadores, trocar experiências, entender as necessidades e trabalhar juntos para buscar as melhores soluções para a cultura”, conclui Abrão.
O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, afirma que ao longo de suas catorze edições, o Congresso Brasileiro do Algodão tem sido a mais importante vitrine do setor. “É o melhor cenário para que empresas como a Simbiose, lancem seus produtos, com a certeza de encontrar seu público-alvo, o produtor e os profissionais ligados às fazendas, a um só tempo e lugar”, concluiu Schenkel.
Sobre a Simbiose
A Simbiose Agro é uma empresa voltada para o desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio com o maior portfólio de defensivos microbiológicos da América Latina. Tem como objetivo desenvolver soluções para manejo da disponibilidade de nutrientes e controle de pragas e doenças, que em conjunto permitem a máxima produtividade no campo. A pesquisa é sua essência, por isso conta com parcerias com a Embrapa, vários outros centros universitários, fundações e consultorias especialistas em desenvolver e validar novas ferramentas para a agricultura brasileira.
Imprensa Abrapa/14º CBA
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 9 8881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 9 9611-8019
Carolina Gomes – Analista de Comunicação
(71) 9 8881-1555