Rio Tinto mostrará pesquisas com fertilizantes à base de boro no 14º CBA

Rio Tinto mostrará pesquisas com fertilizantes à base de boro no 14º CBA

30 abr 2024, por Redator CBA

A Rio Tinto, mineradora australiana com presença no Brasil, anuncia pela segunda vez, patrocínio ao Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), o principal evento da cotonicultura nacional. A companhia participará da 14ª edição do encontro, que ocorrerá de 03 a 05 de setembro, em Fortaleza (CE), por meio da U.S. Borax, sua subsidiária líder global em ciência e fertilização de borato.

Na ocasião, a empresa apresentará os resultados de pesquisas feitas com o uso de fertilizantes à base de boro no cultivo do algodoeiro. Considerado fundamental para o crescimento de plantas, o boro auxilia na transferência de açúcares e nutrientes das folhas para os frutos, aumentando a polinização e o desenvolvimento de sementes.

Segundo o especialista de Desenvolvimento Agronômico da América Latina da U.S. Borax, Eduardo Saldanha, o estudo de campo da companhia avaliou a curva de resposta do algodoeiro ao fornecimento de boro. “Essa cultura demanda uma quantidade significativa desse nutriente. As pesquisas mostraram que o Tetraborato de sódio (Granubor) apresentou incrementos de produtividade no cultivo do algodão quando comparado a outro produto, mostrando ser de grande eficiência agronômica”, afirma.

Outra pesquisa a ser divulgada será o experimento realizado com o Solubor Flow + K, fonte exclusiva que fornece boro e potássio em um único produto. “Os resultados foram muito promissores e certamente irão interessar bastante aos produtores”, avalia.

Para incrementar a produtividade e a qualidade da produção agrícola de algodão, a empresa investe continuamente na fabricação de produtos e pesquisas que visam otimizar o uso de boro. A U.S. Borax oferece também orientações técnicas por meio de relatórios de pesquisa, além de levantamentos nas diferentes regiões de produção da fibra no Brasil e no mundo.

“A participação com o estande é uma excelente oportunidade de receber produtores, pesquisadores, consultores e diferentes públicos que irão ao evento. Neste espaço, poderemos mostrar nossos produtos, tecnologias e resultados de trabalhos que temos desenvolvido”, garante.

De acordo com o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, no 14º CBA ocorrerão diversos lançamentos de produtos e a divulgação de temas científicos e agronômicos fundamentais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão. “Agradecemos à Rio Tinto, por meio da U.S. Borax, por nos acompanhar nessa jornada mais uma vez, ajudando a construir os caminhos futuros do setor”, afirma. 

Sobre a Rio Tinto

O Grupo Rio Tinto é um conglomerado australiano que produz minério de ferrocobrealumíniocarvão, dióxido de titânio, boro, talco, urânio e diamantes. Fundada em 1873, a empresa se consolidou como uma das maiores produtoras de minerais e metais do mundo. O grupo tem operações em 35 países, entre eles o Brasil, com minas, fundições, refinarias, escritórios de vendas, centros de dados e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

A U.S. Borax, subsidiária da Rio Tinto, é líder mundial em ciência, mineração e desenvolvimento de fertilizantes boratados, sendo membro de oito associações internacionais de fertilizantes. A empresa desenvolve soluções em fertilização com boro para diferentes usos: misturas em fertilizantes minerais, recobrimento, composição, fertirrigação e aplicação foliar.

 

Imprensa Abrapa/ 14ºCBA

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 9 8881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019