14º Congresso
Brasileiro do Algodão

INSCREVA-SE JÁ SOU CADASTRADO

O Congresso Brasileiro do Algodão é o evento que reúne toda a cadeia produtiva algodoeira em um só lugar.

A cada dois anos, produtores, pesquisadores, agrônomos, influenciadores, investidores e  outros membros do setor algodoeiro participam desse grande encontro que envolve  pesquisa, inovação, conhecimento  e networking.

Promovido pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), o 14º CBA é lançado no ano em que a entidade completa um quarto de século, na busca constante pelo fortalecimento de todos os players do segmento.

Sustentado pela programação científica qualificada e pelas inovações, o CBA cresce a cada edição. São três dias de imersão em tendências e políticas para o setor, debates sobre novas técnicas para as lavouras e, claro, oportunidades de negócios.

Você é nosso convidado para adquirir conhecimentos, fazer novas conexões e fortalecer parcerias no 14º CBA, que será realizado na belíssima Fortaleza nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2024. 

14º CBA – “Construindo história rumo ao protagonismo mundial”

A cada dois anos, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) realiza o Congresso Brasileiro do Algodão, o CBA, uma celebração à ciência e à união da cadeia produtiva, que tornaram possível a cotonicultura brasileira tal como ela é, reconhecida pela sua magnitude, alta produtividade, sustentabilidade e profissionalismo. Famosa, sobretudo, por estar sempre um passo à frente do seu tempo, assim como o nosso congresso.

O futuro é onipresente no CBA. Está em evidência em todas as discussões: as novas tecnologias, os rumos do mercado, as novas demandas do consumidor, e, claro, a sustentabilidade, que nos permite usufruir dos recursos de hoje nos muitos séculos vindouros.  Está, ainda, na busca constante por uma atividade longeva, envolvendo as gerações à frente, não apenas os descendentes de quem produz, mas de quem pesquisa, beneficia, fia, tece, cria tendências, vende e usa o nosso algodão. Assim sendo, pode parecer estranho que no 14º Congresso Brasileiro do Algodão estejamos voltando os olhos ao passado, para falar de história e protagonismo.

Em 2024, a Abrapa completa 25 anos e não é mera coincidência que a nova cotonicultura brasileira – que nos posiciona como segundo maior exportador e quarto maior produtor mundial de algodão – também alcance o seu primeiro quarto de século. Ambas se desenvolveram juntas e de forma tão imbricada, que é impossível dissociar as duas histórias. Mas o que seria da ciência sem o entendimento claro do conceito de evolução, sem a estatística, sem a contínua análise do passado para a compreensão do presente e, em boa medida, a antecipação do futuro?

O CBA evoluiu nessas catorze edições, superando, a cada ano, seus próprios números, e inovando no formato e na abordagem, sem perder de vista a sua essência. No 14ºCBA, as mais de três mil pessoas esperadas vão experimentar um congresso para lá de vanguardista. O acesso ao conteúdo será através de “palestras silenciosas”, nas quais a imersão no tema – individual e coletiva – acontecerá numa intensidade jamais vista em outras edições. Em nossa área de expositores, o tradicional networking se dá num cenário de tecnologias em produtos e serviços futuristas, e muitas outras atrações serão reveladas ao longo dos próximos meses. Na história do algodão brasileiro, somos todos protagonistas e queremos, juntos, levar a nossa fibra ao topo. Portanto, entre 03 e 05 de setembro de 2024, temos uma agenda em comum. Nos encontraremos em Fortaleza, no 14ª CBA.

0/5Singular: (0 Análise)

Comissão Organizadora

  • Alexandre Pedro Schenkel

    Presidente da Abrapa e do 14° Congresso Brasileiro do Algodão

  • Gustavo Viganó Piccoli

    Vice-presidente da Abrapa

  • Paulo Sérgio Aguiar

    Vice-presidente da Abrapa

  • Celestino Zanella

    Vice-Presidente da Abrapa

  • Aurélio Pavinato

    1º Secretário da Abrapa

  • André Guilherme Sucolotti

    2º Secretário da Abrapa

  • Carlos Alberto Moresco

    1° Tesoureiro da Abrapa

  • Luiz Carlos Bergamaschi

    2º Tesoureiro da Abrapa

Comissão Científica

  • Jean Louis Belot

    IMAmt - Coordenação Geral

  • Ana Luiza Borin

    Embrapa Arroz e Feijão

  • Cezar Augusto Tumelero Busato

    Abapa

  • Fernando Lamas

    Embrapa Agropecuária Oeste

  • Lucas Daltrozo

    Ampa

  • Lucia Vivan

    Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso

  • Odilon Reny Ribeiro Ferreira Silva

    Embrapa Algodão

  • Rafael Galbieri

    IMAmt

  • Thiago Gilio

    Universidade Federal do MT (UFMT) – Sinop

  • Wanderley Oishi

    Agopa

Confira como foram as edições anteriores

Boas lembranças para quem já participou. Uma amostra para quem ainda não teve a oportunidade.

2022

13º CBA – Salvador

Ver mais

2019

12º CBA – Goiânia

Ver mais

2017

11º CBA – Maceió

Ver mais

2015

10º CBA – Foz do Iguaçu

Ver mais

2013

9º CBA – Brasília

Ver mais

2011

8º CBA – São Paulo

Ver mais

Outras Edições

Ver mais

Faça parte
do 14º CBA

Para saber mais sobre as oportunidades de
participação, converse conosco