A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, apresentará os produtos da linha Performa na 14ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA). Ela engloba seis tecnologias multinutrientes, desenvolvidas para maximizar a eficiência operacional e a produtividade do algodoeiro. Com o tema “Construindo história, rumo ao protagonismo mundial”, o evento é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e ocorrerá de 03 a 05 de setembro, em Fortaleza/CE.
“A Mosaic é parceira do agricultor, acredita no agronegócio brasileiro e desenvolve soluções capazes de impulsionar a produtividade no campo, promovendo saúde do solo e maior rentabilidade ao produtor rural, em linha com o conceito de desenvolvimento sustentável, com produtos que possuem macro e micronutrientes com alta diferenciação em qualidade física e que atendem às necessidades das plantações de algodão”, diz Rogério Medeiros, gerente de Cultura da Mosaic.
Para o evento, a empresa levará todo o portfólio da Linha Perfoma (Performa Bio, Performa Neo, Performa Plus, Performa Ultra, Performa Full e Performa HF), além dos produtos Aspire e MicroEssentials; que proporcionam melhor desenvolvimento das plantas e elevam os patamares de produtividade e rentabilidade em campo.
O fertilizante fosfatado MicroEsssentials reúne, em um único grânulo, substâncias como fósforo, nitrogênio e enxofre, fundamentais para o desenvolvimento da cultura do algodão. O enxofre está presente tanto na forma elementar quanto em sulfato, o que garante fornecimento do elemento durante todo o ciclo da planta.
Já o Aspire é um produto à base de potássio, com duas formas de boro em um mesmo grânulo, o que garante duas maneiras de liberação: imediata e gradual, proporcionando uma nutrição equilibrada.
Para eficiência na adubação, a Mosaic apresentará o Performa Bio com um modelo de tripla ação. “Ele nutre, equilibra e fortalece as lavouras, contribui para plantas mais resistentes e tolerantes a interferências do ambiente, sendo um produto de destaque para a cultura do algodão que possui ciclos mais longos”, explica Medeiros.
A versão Performa Neo contém nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio, contribuindo para uma nutrição mais balanceada. Por ser um blend do MicroEssentials com o K-Mag, ele traz mais produtividade e qualidade para a plantação, fornecendo fósforo de alta solubilidade e eficiência para um rápido arranque inicial e desenvolvimento radicular mais vigoroso.
A empresa também desenvolveu a Performa Plus, com a adição de boro no lugar do magnésio. “Por ser uma combinação do MicroEssentials com o Aspire, ele atua em todas as fases de crescimento, desenvolvimento e produção, trazendo um excelente estabelecimento inicial, homogeneidade para a lavoura, maior pegamento de botões florais, capulho e na fibra”, afirma.
O Performa Ultra, composto por potássio, magnésio, enxofre e boro, proporciona uma lavoura mais vigorosa e produtiva. É um blend do Aspire com o K-Mag, feito para trazer mais produtividade e qualidade para a plantação.
A Performa Full combina a sinergia do nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre e boro, fornecendo a mais completa nutrição do plantio à colheita.
O fertilizante Performa HF possui macro e micronutrientes em concentrações ideais para atender às mais variadas culturas de hortifruti. É uma combinação do MicroEssentials, do K-Mag e Aspire, produzido para melhorar o enraizamento e o arranque inicial.
Pegada de Carbono
A Mosaic também apresentará um estudo inédito, realizado em parceria com o professor Carlos Eduardo Cerri (Esalq/USP), que revelou uma redução de 20% na emissão de óxido nitroso (N2O) em uma área de plantio de algodão onde o produto Excellen foi aplicado, em comparação com fertilizantes à base de ureia. “Essa redução representa 60% menos do que o padrão global estabelecido pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU”, explica o gerente de Cultura da Mosaic.
O estudo demonstrou que o Excellen é mais eficaz na produção de algodão, pois possibilita uma redução de 70% na volatilização de amônia, em comparação com a ureia convencional, e uma redução de 50% em relação aos produtos disponíveis no mercado que contêm inibidores de urease.
Com expectativa de público de mais de 3 mil pessoas, a empresa comemora a participação no 14º CBA. “O evento é uma oportunidade para estarmos ainda mais próximos do segmento da cotonicultura, que se destaca com um dos principais propulsores do agronegócio brasileiro”, garante Medeiros.
O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, destaca que a presença da Mosaic no Congresso será uma excelente oportunidade para os participantes conhecerem as principais inovações da empresa no segmento. “É uma grande satisfação essa parceria, que reforça a importância do nosso evento para a cotonicultura brasileira”, analisa.
Sobre a Mosaic
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva.
Imprensa Abrapa/14º CBA
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 9 8881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 9 9611-8019
Carolina Gomes – Analista de Comunicação
(71) 9 8881-1555