A comissão científica do 14° Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), esteve reunida na tarde desta sexta-feira (20) para fazer um balanço desta edição do evento, que aconteceu no início de setembro, em Fortaleza (CE) e reuniu um público recorde de mais de 4,2 mil pessoas.
Na pauta do encontro, foi destacado o sucesso da organização e da programação técnica e científica, que abrangeu 31 diversos temas de interesse para o setor. “Acredito que conseguimos aperfeiçoar o conteúdo dessa programação em relação à edição anterior, adaptando os temas às preocupações atuais dos cotonicultores e dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva da fibra. Foi um evento lindo!”, afirma o presidente da comissão científica do 14° CBA, Jean Belot.
As palestras silenciosas, que aconteceram simultaneamente em 6 hubs, nas tardes de 03/09 e 04/09, foram uma das novidades no formato trazido nesta edição e que fez sucesso entre congressistas e palestrantes. Estes, embora estivessem reunidos no mesmo palco, em formato hexagonal, separados por divisórias, puderam proferir suas palestras, transmitidas através de fones de ouvido acoplados em cada cadeira.
Para o próximo CBA, que acontecerá em 2026, em local a ser definido, a comissão científica a ser nomeada pela nova diretoria da Abrapa em 2025 avaliará as plenárias e hubs que mais funcionaram, bem como quantidade de conteúdos, formato, tempos de duração e grade de horários, com o objetivo de melhor atender a expectativa do público. O grande desafio continuará sendo surpreender a todos com mais novidades, formatos inovadores e, claro, muito conteúdo de qualidade sobre o algodão.