12º CBA / Local / Goiás

Goiás

Pólo do agronegócio

   

Goiás está situado a leste do Centro-Oeste, banhado por três bacias hidrográficas: a Bacia do Rio Paraná, a Bacia do Tocantins e a Bacia do São Francisco. Por estar no Cerrado, tem clima tropical semiúmido, com duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro.

A composição da economia do Estado está baseada no comércio de confecções, na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, mobiliária, metalurgia e madeireira.

A agropecuária é a atividade mais explorada e uma das principais responsáveis pelo rápido processo de agroindustrialização observado. Privilegiado com terras férteis, água abundante, clima favorável e um amplo domínio na tecnologia na produção, o Goiás é um dos grandes exportadores de grãos, além de possuir um dos maiores rebanhos do País.

Pelo fato de a sua capital, Goiânia, fazer parte de um importante eixo econômico, ao lado de Anápolis e Brasília, e de estar localizada num ponto estratégico, numa das maiores áreas agropecuárias do mundo, Goiás desenvolveu sua economia de forma bastante dinâmica. 

Hoje, o Estado tenta conciliar seu processo expansivo no campo da agroindústria e pecuária com a preservação do Cerrado.  E nesse ponto, por ter uma produção quase que totalmente sustentável, o algodão se destaca como um dos protagonistas.