Inovação e Rentabilidade na Cotonicultura

11 congresso do algodão

Maceió-AL 29/8 a 1/9/2017
Centro de Convenções de Maceió

Local

A arte do bordado filé

rendeira

O filé alagoano é uma técnica de bordado de origem europeia, da região da Península Ibérica. Chegou ao Brasil com a colonização, estabelecendo-se nas comunidades de pesca lagunares e costeiras de Alagoas, tendo como primeiros núcleos de produção a localidade de Santa Luzia do Norte e a região da atual cidade de Marechal Deodoro. Numa mistura de gente e suas técnicas de trabalho, formou-se, ao longo da história, a cultura do bordado filé, que se manteve e se desenvolveu até a forma como o conhecemos hoje, firmando-se como atividade de referência no complexo das lagoas de Mundaú e Manguaba, onde cresceu a cidade de Maceió.

rendeira
artesando filé
renda

Por sua importância na cultura e economia do estado e pela presença crescente no mercado nacional, o bordado filé foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Diferentemente das rendas, cuja trama de fios gera o produto final num só processo -, o filé é uma técnica de bordado sobre uma rede de fios previamente produzida. Por isso, é executada em duas etapas, sendo a primeira a produção da rede, ou malha, com fio de algodão em espaçamento pequeno. Daí o nome filé - “filet” em francês -, que significa rede. Na segunda etapa, a rede é tensionada num quadro de madeira chamado tear e, em seguida, preenchida com várias combinações de pontos pelas mãos hábeis das filezeiras utilizando uma agulha.

O resultado são peças finais para a casa, vestuário e acessórios, complementos para a indústria da moda e vários outros produtos. Todos com o charme e estilo inconfundíveis de um trabalho artesanal minucioso e único.

artesando filé
renda
artesando filé
renda

O filé de Alagoas é reconhecido como um bordado “rico”, isto é, cheio, intenso e colorido, com muitas combinações de pontos numa rede com malha de espaçamento pequeno, qualidades nem sempre percebidas pelo turista que, às vezes, acaba adquirindo um bordado de baixa qualidade.

O bordado filé foi adotado como símbolo do 11º Congresso Brasileiro do Algodão, definindo o design da identidade visual presente nas peças de comunicação do evento. Entre uma infinidade de pontos existentes, foi escolhido o ponto “olho de pombo”, pela beleza de sua representação gráfica.

artesando filé
renda
artesando filé
renda

O ponto “olho de pombo” é dos muitos pontos trabalhados pelas filezeiras, utilizando poucos instrumentos, entre eles o tear e a agulha. A matéria prima é o fio de algodão.

Fonte:
http://www.inbordal.org.br/pt-br

O melhor de Alagoas


‹ Voltar
twitter
facebook
instagram

Realização

Apoio

Apoio Científico

Parceiro



Agência de Viagens Oficial

Secretaria Executiva



Cota Ouro

Cota Prata

Cota Bronze



Cota Cobre

Gerenciado por

gruv