IHARA LEVA SOLUÇÃO INOVADORA PARA O CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO

Ihara

Tecnologia inédita no Brasil, produto une função inseticida e fungicida para o controle imediato dos principais detratores do algodoeiro

São Paulo, agosto de 2022 – Contagem regressiva para o maior encontro da cadeia produtiva do algodão no Brasil. De 16 a 18 de agosto, Salvador será o palco da 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Serão três dias de novidades em pesquisa e tecnologia para alavancar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva brasileira.

Um dos destaques em inovação para a cotonicultura fica por conta da IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, que apresenta uma tecnologia inédita no Brasil: o CHASER EW. Entre os mais novos produtos do portfólio da empresa, ele inova ao unir, pela primeira vez no mercado nacional, ação inseticida e fungicida em um único produto para a cultura do algodão.

Além da alta performance no controle de alvos diversos – como o bicudo, o ácaro rajado, o pulgão e até a ramulária -, outro ponto forte da fórmula é a ação anti-feeding, que paralisa a alimentação das pragas de forma imediata.  O risco de resistência também é reduzido. No caso dos ácaros, por exemplo, o Chaser tem efeito ovicida e controla todas as fases da praga.

O gerente de Marketing Regional da IHARA, Roberto Rodrigues, lembra que o manejo de pragas é uma das principais preocupações do cotonicultor. Para se ter uma ideia, para combater alvos como o bicudo do algodoeiro, o complexo de lagartas, pulgões e ácaros os produtores brasileiros fazem uma média de 26 aplicações de inseticidas durante o ciclo da cultura. Um investimento que ultrapassa os 600 milhões de dólares por safra. Em seguida, vem o investimento em fungicidas, com uma média de 8 aplicações por ciclo e adoção de 100% dos agricultores, somando mais de 230 milhões de dólares em todo o país.

“A chegada do Chaser EW ao mercado inaugura uma nova era na proteção desse cultivo, possibilitando que o produtor possa simplificar o manejo, aumentar a sua produtividade e melhorar a qualidade da fibra do algodão, com um único e altamente eficaz produto no combate de múltiplos alvos”, explica Roberto Rodrigues, Gerente de Marketing Regional da IHARA.

COTONICULTURA NO BRASIL

Estado que receberá o 13º Congresso Brasileiro do Algodão, a Bahia é vice-líder na produção nacional (22% do total), atrás apenas do Mato Grosso (67% da produção). Da lavoura aos guarda-roupas, a importância do algodão para o Brasil é imensa, assim como sua área de plantio no Brasil: cerca de 900 mil hectares espalhados entre 16 principais estados.

O Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo, ao lado de China, Índia, EUA e Paquistão. É também um dos maiores exportadores mundiais (cerca de 70% da produção nacional é destinada a mercados internacionais) e está entre os maiores consumidores do algodão em pluma.

“É uma cultura de extrema importância para o fornecimento de matéria-prima para diversos outros processos produtivos e, de forma geral, para toda a economia brasileira. Porém, enfrenta ainda sérios problemas de produtividade por danos causados por pragas e fungos”, diz Roberto Rodrigues. Ele destaca ainda que, nos últimos anos, o combate a doenças tem se tornado ainda mais difícil devido à resistência apresentada por certos fungos e insetos. “A produtividade e, por consequência, a competitividade da agricultura brasileira passam, necessariamente, por esta corrida por tecnologias cada vez mais eficientes e seguras no campo. Desenvolver e tornar acessíveis essas soluções é o compromisso IHARA com o produtor rural brasileiro. E o Chaser é um grandee marco para a cotonicultura”, completa.

Sobre a IHARA

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há mais de 55 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas e inseticidas somando mais de 60 produtos que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável.  Para mais informações acesse: www.ihara.com.br

Deixe um comentário

X